Desabafo de uma carioca

Morar na dita cidade maravilhosa está a cada dia mais difícil, mais frustrante. Nada funciona. Somos reféns de um sistema de transporte sucateado. Somos vítimas de governantes corruptos que andam de jatinho e jamais entrariam em um Japeri lotado ao entardecer.

Moro em uma rua esquecida pelo poder público porque por lá não passam gringos. Mas o IPTU chega pontualmente e aumenta a cada ano. Preciso sair horas antes para os meus compromissos porque nunca sei se vou demorar mais do que o previsto. Não saio de nenhum lugar sem antes fazer xixi pq não sei que imprevistos posso encontrar pela frente. O trem atrasa, o metrô fecha, a Brasil vive parada.

Hoje tinha manifestação. Aparentemente pacífica e por uma causa que defendo. "Queremos trens padrão Fifa". Mas tive medo e não prossegui até o outro lado do Choque e das roletas. As pessoas começavam a passar para o lado de lá sem pagar. Já imaginei a confusão se formando e bati em retirada com medo de pancadaria e spray de pimenta. E agora escrevo esse texto angustiada porque apenas queria ter mais qualidade de vida. E não precisava muito. Poder ir e vir sem sobressaltos já me faria mais feliz.

Ouço dos mais próximos que ando estressada. Mas não me faltam motivos. Além de tudo o que falei acima, o atendimento que recebemos em restaurantes, clínicas e vários outros serviços anda a cada dia pior na cidade-sede da Copa e Olimpíadas. Quando os estrangeiros chegarem aqui vai ter gente distribuindo sorrisos a torto e a direito mas não recebemos um tratamento com o mínimo de dignidade que merecemos. Não digo nem como cidadãos, mas seres humanos. As pessoas têm perdido a capacidade de se colocar no lugar das outras. O egoísmo impera e dá lugar a uma intolerância crescente. E daí advém crimes, brigas e uma série de atrocidades que povoam nossos noticiários.

Não quero que essa intolerância me caracterize, mas de onde tirar paciência? Como ter esperança diante desse caos?

Só não quero imaginar quão longe isso tudo pode nos levar....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chapada dos Veadeiros, eu fui!

Visite a Fazenda São Bento, perto e de fácil acesso

A Lista de Schindler e Amon: meu avô teria me executado, Jennifer Teege