Preciosa

Preciosa, de Sapphire, é aquele livro que tira o leitor da zona de conforto. Curto, mas com um enredo denso o suficiente para provocar inúmeras reflexões atuais e que infelizmente não saem de nossas pautas. A narrativa inspirou o filme de mesmo nome, ganhador dos prêmios de melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante no Oscar 2010.

Claireece Precious Jones é uma jovem analfabeta, negra e obesa, agredida pela mãe, estuprada pelo pai com quem teve uma filha com Síndrome de Down. Grávida do segundo filho fruto de incesto, Precious, como prefere ser chamada, conta sua história de dor, medo e exclusão, mas também de esperança e superação.

"Ninguém precisa de mim. Eu sei quem eu sô. Sei quem eles diz que eu sô: uma vampira chupando o sangue do sistema. Uma banha preta e feia que tem de ser limpada, castigada, morta, mudada, posta pra trabalhar."

Depois de anos sem aprender e vítima de bulling na escola que frequentava, Precious começa a estudar numa escola de ensino alternativo onde conhece outras meninas com histórias difíceis, faz novas amizades e é encorajada pela professora Stra. Rain a ler e escrever.

O fato do narrador do livro ser a própria personagem é muito relevante porque conseguimos acompanhar sua evolução na escrita. Através dos textos e poemas que escreve em seu caderno, Precious demonstra resgatar pouco a pouco sua esperança em dias melhores, onde há espaço para ela e seus filhos.

Preciosa é um daqueles dramas que fazem o leitor mergulhar no universo narrado. Você tem vontade de acolher, chorar junto, abraçar e conversar com o personagem. Você fica facilmente envolvido com a trama nos momentos de dor, revolta, medo e quando os sonhos se fazem presentes em meio ao sofrimento, gritando, "ei, estamos aqui! Não desista!". É emocionante.

"Tô viva por dentro. Meu coração é um pássaro."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chapada dos Veadeiros, eu fui!

Visite a Fazenda São Bento, perto e de fácil acesso

A Lista de Schindler e Amon: meu avô teria me executado, Jennifer Teege