Comece pelo porrquê, Simon Sinek
Nunca tinha ouvido falar em Comece pelo porquê, de Simon Sinek, até o título aparecer na lista do Clube do Livro do trabalho. E lá fui eu me aventurar! O título já diz muito sobre a principal mensagem que o autor procura transmitir e me lembrou o conceito de propósito. Quando o seu porquê, o motivo pelo qual você abre um negócio ou defende uma causa é claro, as chances de ter sucesso e sustentá-lo ao longo do tempo se ampliam.
Para defender sua teoria, Simon utiliza exemplos de grandes empresas como Apple e Microsoft e do líder Martin Luther King. Traz histórias interessantes de bastidores e faz um estudo detalhado a fim de demonstrar e justificar o que os levou a serem bem sucedidos em comparação a outras corporações notadamente promissoras, mas que acabaram se perdendo no meio do caminho.
Segundo o autor, é comum que as empresas e seus líderes concentrem-se especialmente no QUÊ e COMO e esquecem-se do PORQUÊ, no qual deveriam residir as bases para um desenvolvimento sólido e sustentável. Ser bom em uma determinada tecnologia, saber quais pessoas contratar e como fazer não necessariamente o levará ao sucesso. É importante não perder de vista aquele "algo maior", aquilo que o motivou a começar e que deve alicerçar as decisões e escolhas a serem tomadas, um propósito.
Ao saber com clareza a que veio, desafios serão transpostos com um olhar diferente, afinal sua razão de trabalhar ou defender uma ideia estarão firmes no PORQUÊ. Além disso, clientes e funcionários identificados com esse propósito serão fiéis e leais à marca, empresa, causa.
"Tudo o que você diz e faz tem que provar aquilo em que acredita. Um PORQUÊ é apenas uma crença. Os COMOS são as ações que você empreende para realizar essa crença. E os QUÊS são o resultado dessas ações _ tudo que você diz e faz: produtos, serviços, marketing, ações de relações públicas, cultura e quem você contrata."
Comece pelo porquê é bem interessante, porém achei o autor muito prolixo. Na minha opinião, o livro poderia ser mais curto e ainda assim transmitir todas as informações e ideias sem ser tão repetitivo.
Comentários
Postar um comentário