Água para Elefantes

Água para Elefantes, best-seller de Sara Gruen, estava na minha lista (já disse que amo listas?! ♥) de livros para ler há um bom tempo. Daí ganhei de um desapego, junto com Fim. Acho que vi parte do filme inspirado no livro, mas não lembrava da história.

A vida do estudante de veterinária Jacob Jankowski muda completamente depois que seus pais morrem num acidente de carro. Sem destino, anda pelos trilhos e acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. O jovem de 23 anos conhece os encantamentos e crueldades do universo do circo, onde é admitido para cuidar dos animais. Vive um amor proibido por Marlena, estrela do número dos cavalos, e se encanta pela elefanta Rosie.

Até a metade do livro, as cenas são mais descritivas, eu esperava que algo mais relevante acontecesse, faltava ação. Mas de repente tudo começa a ganhar movimento e aí sim a leitura engrena com aquela ansiedade pelos desdobramentos que viriam a seguir.

Durante 70 anos, Jacob guarda um segredo e não conta a ninguém sobre sua juventude no circo. As memórias são retomadas enquanto ele está vivendo numa casa de repouso. A autora mistura capítulos que narram presente e passado, Água para Elefantes é uma viagem no tempo feita pelo personagem principal na qual embarcamos.

Gostei muito do livro. A imersão no universo do circo deixa clara a pesquisa realizada por Sara Gruen, com riqueza de detalhes e revelações de bastidores que chocam. O romance encontra espaço nesse cenário e motiva os personagens ali envolvidos a lutarem para modificar o "sistema".

Recomendo a leitura, mas confesso que esperava mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chapada dos Veadeiros, eu fui!

Visite a Fazenda São Bento, perto e de fácil acesso

A Lista de Schindler e Amon: meu avô teria me executado, Jennifer Teege