O menino do pijama listrado, John Boyne
Minha memória não é lá essas coisas e esqueço muito facilmente as histórias dos livros que leio ou filmes que assisto. E esse foi um dos motivos para a criação desse blog, ter um registro das minhas leituras. Portanto, nada mais justo que reler alguns livros que gostei muito. E o eleito foi O menino do pijama listrado, de John Boyne.
O autor tem uma escrita muito agradável (já li O garoto no convés também) e as 186 páginas fluíram em algumas viagens de trem. Bruno é um menino alemão de 8 anos e é surpreendido ao chegar em casa e saber que a família toda se mudaria. Ele amava sua casa, a cidade e seus "melhores amigos da vida toda" e a mudança não parecia uma boa ideia. Ao chegar no destino, Haja-Vista, Bruno logo percebe que ali não havia muito a explorar ou outras crianças para brincar. No entanto, seu pai, que agora era chamado de comandante, tinha um emprego muito importante para o país.
Entediado, ele resolve caminhar além dos limites da casa nova e chega até a cerca que podia ver do seu quarto. Do lado de lá havia muitas pessoas, todas vestidas com o mesmo pijama listrado. Ali ele se depara com Shmuel, um garoto da sua idade. Apesar das realidades distintas eles se tornariam amigos.
A inocência das crianças traz uma delicadeza ímpar para a história. Os meninos não sabem exatamente onde estão ou o porquê de tudo o que estão vivendo. E essa imunidade aos fatos lhes dá liberdade para sonhar, imaginar.
O livro é triste, não há como negar. Mas fala de amizade, cumplicidade, inocência, simplicidade... É lindo!
Filme: Antes de reler o livro, assisti ao filme e posso dizer que é muito fiel à narrativa. Emocionante!
Comentários
Postar um comentário