Meu diário da JMJ Rio 2013


A primeira vez em que ouvi falar sobre Jornada Mundial da Juventude foi no final de 2010, meses antes da última jornada em Madri. Nessa época uma colega comentou que poderíamos nos organizar para viajar e que não sairia tão caro, mas o assunto morreu até que o Rio de Janeiro fosse anunciado como a próxima cidade sede desse evento grandioso.

Assim que abriram as inscrições me inscrevi como voluntária mesmo cheia de incertezas. Estava terminando a faculdade e não podia prever como seriam meus horários, por isso escolhi apenas os finais de semana como dias disponíveis. Aos poucos o comentário foi aumentando, principalmente ano passado com alguns eventos já na contagem regressiva. Na minha paróquia tivemos uma gincana e algumas caminhadas, sempre convocando toda a comunidade, mas os jovens com um carinho especial.

O ano de 2013 começou cheio de expectativas e novas informações foram chegando aos poucos e hoje escrevo no segundo dia da JMJ Rio 2013 e já tenho histórias e impressões para contar. Teremos feriado o que vai me dar a oportunidade de participar e voluntariar mais! Como estou trabalhando, não pude acompanhar muitas atividades, mas vir nos últimos dias para o Centro do Rio foi emocionante. Pelo caminho, grupos de jovens de diferentes nacionalidades, cantando, conversando e dando gritinhos de euforia que pude ouvir do sétimo andar do prédio onde trabalho!! Um verdadeiro Pentecostes! ♥

Os próximos dias são de feriado e serão muuito intensos, trarei os relatos depois. Essa aqui é apenas uma prévia do que já vi em plena Jornada.

Semana 15 a 20/07 - Chegada de voluntários
Comecei a ver a movimentação de peregrinos e voluntários chegando e circulando pelas ruas do Rio, principalmente no Centro da cidade. Essas pessoas viraram o "pessoal da Débora" no meu trabalho! rs

Dia 21/07 - Missa de envio dos voluntários
Nesse domingo caiu a ficha que estávamos a beira do início da Jornada, ou melhor, nesse dia a JMJ começou de fato para mim. Tive contato com peregrinos de várias partes do Brasil que foram acolhidos pela minha paróquia, conversei com alguns deles. Nesse dia foi a missa de envio dos voluntários, emocionante! Dançamos (em pequena escala) o flashmob que está previsto para Guaratiba e promete ser o maior do mundo.

Dia 22/07 - Chegada do papa
O papa chegou ao Brasil! Do aeroporto foi para a Catedral do Rio e de lá passeou por algumas ruas do Centro. Fui liberada mais cedo, garanti meu espacinho com minha irmã na Rio Branco e vimos o papa de pertinho em seu papamóvel duas vezes! Seu carisma ficou explícito, uma fofura. Foi uma bênção!

Dia 23/07 - Abertura da JMJ Rio 2013
Pensei em ir para Copacabana assistir a missa de abertura, mas acabei indo para casa. Vivi essa emoção pela TV, uma multidão de jovens unidos pela fé lotou a praia, foi belíssimo! E apenas o começo!

Dia 24/07 - Papa em Aparecida
Hoje o papa viajou para Aparecida, em São Paulo, onde rezou uma missa muito bonita. Sua homilia teve trechos muito ricos compartilhados nas redes sociais. No final ele abençoou doentes e idosos e ainda cumprimentou líderes de outras religiões, sempre com um largo sorriso no rosto. Foi até uma varanda da Basílica, abençoou os fiéis que estavam do lado de fora enfrentando frio e chuva e prometeu voltar em 2017! Acompanhei pela internet maravilhada com a simpatia e humildade do sucessor de Pedro.

Hoje vou atuar como voluntária pela primeira vez!

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chapada dos Veadeiros, eu fui!

Visite a Fazenda São Bento, perto e de fácil acesso

A Lista de Schindler e Amon: meu avô teria me executado, Jennifer Teege