Trilha dos Saltos, uma das maravilhas do Parque

Veja as primeiras informações sobre a Chapada dos Veadeiros

Como chegar saindo de Brasília, nosso primeiro dia na Chapada

Cachoeira Santa Bárbara, um pedacinho do paraíso

Visite a Fazenda São Bento, perto e de fácil acesso

Vale da Lua e Raizama, chegamos em São Jorge

Devido à chuva, dia off


O dia amanheceu nublado, mas bem melhor que na véspera. O sol já começava a aparecer! Era dia de fazer trilha no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, finalmente! A entrada do parque fica em São Jorge, perto da pousada, mas preferimos ir de carro.

SOBRE O PARQUE

A entrada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é gratuita e deve ser feita das 8 às 12h e a saída é até às 18h. Ao chegar, o visitante deve preencher o Termo de Conhecimento de Riscos e Normas e informar qual trilha será feita. Cada uma delas é muito bem sinalizada por setas de uma cor diferente.

• Trilha dos Saltos e Corredeiras

• Trilha dos Cânions

• Travessia das Sete Quedas

• Trilha da Seriema

Para maiores detalhes, visite o site do Parque!


TRILHA DOS SALTOS

Escolhemos a Trilha dos Saltos e Corredeiras, com aproximadamente 11 km ida e volta! O nível de dificuldade é médio/difícil. Há trechos que parecem estradas de terra, são largos e planos. Aproveitamos para dar algumas corridinhas! rs Em outros momentos há muitas pedras, como parece característico da região, e vegetação um pouco mais fechada.

Ao chegar num determinado ponto da trilha, decidimos seguir primeiro para as Corredeiras do Rio Preto. O lugar é delicioso para relaxar e aproveitar o sol.

Corredeiras

Depois do banho, voltamos para a trilha. A parada seguinte foi no Mirante do Salto de 120 m e foi impossível não se emocionar com essa maravilha da nossa natureza! Lindo demais! Desfrutamos daquele momento de êxtase, o restante do mundo parece simplesmente deixar de existir!

Parece um quadro, mas juro que é real!

Seguimos a trilha em meio a grandes pedras até chegar ao Salto de 80 m. Neste ponto é possível mergulhar em uma área limitada devido ao nível da água. Como o tempo estava muito instável, apenas tiramos fotos no local. É um belo salto!

Salto de 80 m do rio Preto

A volta é bastante pesada! A maioria das trilhas da Chapada descem até as cachoeiras, então na volta precisamos encarar a subida. Na Trilha dos Saltos, a primeira parte do retorno foi difícil pra mim. Não estava sentindo dores musculares, mas fiquei muito ofegante! Passada a parte de pedras maiores, um banquinho estrategicamente posicionado para o descanso.

Ali encontramos um casal que foi primeiro aos Saltos e optaram por conhecer as Corredeiras no final. O sol reapareceu firme e forte, por que não voltar às Corredeiras para se refrescar?! E foi o que fizemos, dá-lhe trilha batendo papo e mais um mergulho delicioso. Valeu a pena recarregar as energias naquelas águas claras! Deixamos o casal por lá e seguimos até a entrada do parque.

Fizemos um lanche com alguns biscoitinhos no carro e resolvemos aproveitar para conhecer a Trilha da Seriema, apenas 800 metros ida e volta. Mas logo no início começou a chuviscar e decidimos voltar. Nada de pegar temporal de novo!


ALMOÇO CASEIRO

Almoçamos no restaurante Sabor do Cerrado, quilo super barato e com sabor de comidinha caseira de verdade, de casa de vó. Enquanto isso, a chuva que só ameaçava chegou! Voltamos para a pousada e descansamos da longa caminhada. À noite, comemos no quarto sanduíches e biscoitinhos com suco integral de uva (adoramos!), economia e conforto!


A viagem está chegando ao fim... O próximo post virá com os relatos do último dia na Chapada dos Veadeiros!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chapada dos Veadeiros, eu fui!

Visite a Fazenda São Bento, perto e de fácil acesso

A Lista de Schindler e Amon: meu avô teria me executado, Jennifer Teege