Pantanal, mais um bioma na bagagem

Férias a vista e qual seria nosso destino? Estávamos sem muitas ideias e resolvi pesquisar quais os melhores destinos para o mês de maio. O Pantanal quase sempre aparecia nas listas e era um lugar que o namorado já tinha demonstrado curiosidade de conhecer. Topei a aventura e assim ficou decidido.


Confesso que não estava tão empolgada e nem com muito tempo disponível para fazer longas pesquisas e montar um roteiro detalhado. Logo percebi que não há muita informação nos sites e blogs de viagem e muito do que se dispõe é visivelmente voltado para estrangeiros. Procurando com calma fomos nos ambientando.

O Pantanal é "dividido" em Pantanal norte, parte que ocupa o estado do Mato Grosso, e Pantanal Sul, no Mato Grosso do Sul, onde está sua maior extensão (considerando apenas o território brasileiro). Para chegar, é necessário ir até a capital de cada um dos estados, Cuiabá ou Campo Grande, respectivamente, e de lá percorrer um trecho de carro. A princípio, íamos para o lado sul, mas a diferença no preço das passagens aéreas nos levou a optar pelo norte. E a cidadezinha para hospedagem escolhida foi Poconé, onde está grande parte das pousadas.


As pousadas, em geral, oferecem pensão completa porque ficam bem afastadas do centro das cidades, no meio do mato, ou melhor, no meio do Pantanal. Muitas organizam os passeios também, o que facilita o planejamento da viagem. Ficamos quatro diárias na Pousada Rio Claro, no Km 42 da Transpantaneira. Mas concluímos que três diárias são suficientes para conhecer a região.


QUANDO IR

Assim como na Chapada dos Veadeiros, o Pantanal também possui períodos de cheia (dezembro a abril) e seca (maio a novembro). Cada um deles tem seus encantos, mas visitar o bioma no final das cheias foi ótimo porque quase não vimos mosquitos e o deslocamento é bem melhor e mais fácil.


O QUE LEVAR

Dicas sobre o que levar na mala são sempre úteis, então não esqueça:

• protetor solar
• repelente
• óculos escuros
• chapéu ou boné
• casaco (Especialmente no meio do ano, esfria bastante à noite.)
• blusas de manga comprida (Importante para se proteger do sol e nas trilhas.)
• calça comprida (É importante para se proteger nos passeios a cavalo e nas trilhas.)
• tênis e/ou bota (Leve mais de um para ter mais segurança diante de qualquer imprevisto.)
• binóculos
• roupa de banho
• sabonete, shampoo, condicionador e creme hidratante (A pousada pode não oferecer esses itens.)


Paisagens belíssimas e uma biodiversidade incrível nos aguardavam! Nos próximos posts, relatos dia a dia da viagem com mais detalhes e informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chapada dos Veadeiros, eu fui!

Visite a Fazenda São Bento, perto e de fácil acesso

A Lista de Schindler e Amon: meu avô teria me executado, Jennifer Teege