Uma dose de silêncio, por favor


"O tempo é o melhor remédio". Isso é o que dizem por aí. Ultimamente, no entanto, acho que o verdadeiro remedinho milagroso é o silêncio. Ele vem de mansinho, com aquela calma toda, nele você pode esbravejar qualquer coisa com total privacidade. Depois de ingerir algumas doses já é possível perceber seus efeitos. Você consegue se ver e ver o outro, analisa situações, digere outras, formula possíveis soluções.

Silenciar é uma excelente arma contra o inimigo (a exemplo do perdão). O que o adversário espera de você é um verdadeiro debate, frases de impacto e de repente até uns palavrões. Aí você vai lá e pá: ..... (cri cri cri). Nem vale dizer que isso é golpe baixo porque você não disse nada, está absorvendo a situação e "aceitando" a opinião do outro (pelo menos externamente). Instantes depois bate uma leveza incrível. É um verdadeiro sentimento de superioridade (isso mesmo) por saber ultrapassar aquele embate com tranquilidade.

Pode parecer exagero, mas o silêncio faz de você uma pessoa melhor, é claro que quando é bem empregado! Ele te dá a calma necessária para contornar momentos difíceis e te ensina a lidar com pessoas diferentes de você. Depois de uma utilização mais intensa, os relacionamentos melhoram, você enxerga o outro ponto de vista (o que não significa necessariamente concordar, mas compreender) e aceita com paciência as diferenças.

Em um mundo repleto de estímulos, em que uma profusão de vozes e sons se propagam a todo instante, peça uma dose de silêncio de vez em quando. Pense, reflita e cresça!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chapada dos Veadeiros, eu fui!

Visite a Fazenda São Bento, perto e de fácil acesso

A Lista de Schindler e Amon: meu avô teria me executado, Jennifer Teege